top of page
  • Foto do escritorDra Juliana Barbosa

Vamos conversar um pouquinho sobre olheiras?



Sabe aquela coloração escurecida ao redor dos olhos que tanto incomoda?

Resolvi falar um pouquinho sobre os principais tipos de olheiras e seus respectivos tratamentos. Confira:


Diferença entre bolsas e olheiras

As olheiras são caracterizadas pela área escurecida ao redor dos olhos enquanto as bolsas geralmente estão relacionadas ao excesso de gordura, flacidez ou à associação desses dois fatores.

O tratamento para bolsas consiste em sua retirada através da cirurgia ou blefaroplastia não cirúrigica realizada com jato de plasma, peelings para flacidez de pele, intradermoterapia específica para a área ou associação de tratamentos.



Olheiras estuturais

Mais conhecidas como "olhos fundos", as olheiras estruturais podem possuir causas genéticas devido a estrutura óssea ou surgirem devido á perda de tecido na região causada pelo processo de envelhecimento. Esse tipo de olheira é caracterizada pela presença do canal lacrimal profundo. Essa profundidade gera uma sombra deixando a área escurecida.

Tratamento: Preenchimento com ácido hialurônico, afastando a pele dos vasos sanguíneos, diminuindo o aspecto profundo e escurecido da região, lembrando que o ácido hialurônico não possui função clareadora, podendo haver necessidade da associação de tratamentos em caso de hiperpigmentação na região.


Olheiras vasculares

Possuem coloração ligeiramente arroxeada ou azulada, podendo haver a presença de inchaço, ocorrem devido á retenção de líquidos ou aumento dos vasos sanguíneos na região, podem piorar com o estresse, cansaço, noites mal dormidas, tabagismo e crises de rinite alérgica.

Tratamento: Uso de laser, drenagem linfática, uso de dermocosméticos a base de cafeína.


Olheiras pigmentares

Geralmente acastanhadas, costumam aparecer em fototipos mais altos, ocorrem pelo acúmulo de melanina deixando a pele ao redor dos olhos pigmentada, pioram com a exposição solar.

Tratamento: Peelings, uso de laser ou dermocosméticos despigmentantes.


Olheiras mistas

São aquelas decorrentes de dois ou mais fatores citados acima, geralmente são as mais comuns.

Tratamento: Associação de técnicas de acordo com as causas. Lembrando sempre a importância de se buscar um profissional habilitado que saberá reconhecer e tratar cada tipo específico de olheira.





42 visualizações0 comentário
  • Whatsapp
bottom of page